PROPOSTA REMOTA 16/04
Queridas Famílias!
A proposta desta semana traz uma história muito legal e divertida, sobre as diferenças que nos caracterizam e nos fazem especiais, sobre como olhamos para os seres com os quais convivemos, as qualidades e habilidades que cada um possui, e que às vezes, não conseguimos perceber, reconhecer e valorizar.
A proposta desta semana tem como objetivos:
- Desenvolver a noção de quantidade e conhecimento dos símbolos numéricos;
- Estimular a coordenação motora fina;
-Criar um momento em família para conversar sobre as características e talentos de cada um;
- Identificar as letras pelo nome, som e grafia;
- Desenvolver o raciocínio e capacidade de interpretação;
- Estimular a criatividade e a capacidade artística através do desenho.
Materiais para realização da proposta:
- Material disponibilizado pela escola (massinha de modelar, folha de desenho);
- Quebra-cabeça com figura de cachorro;
- Estojo com materiais para desenho e pintura.
Desenvolvimento da proposta:
Assista ao vídeo da história: “Sete cachorros amarelos”, de Silvana Rando.
https://www.youtube.com/watch?v=wUQKCSAXJDQ
Diálogo sobre a história:
- Quantos cachorros a vizinha tinha? Mostre com os dedos das mãos;
- Sete é muito ou pouco?
- Qual dos cachorros amarelos você achou mais interessante? Por quê?
- Teodoro fez certo ao levar para casa, um dos cachorros da vizinha? Por quê?
- O que você sabe fazer de especial? E os demais da família, o que fazem que você gosta muito?
- Você tem algum animalzinho de estimação? Se tiver, o que ele faz que você acha surpreendente?
- O que as galinhas faziam de legal que Teodoro não percebia?
Atividade sobre a história:
1- Segue folhas com o nome de cada cachorro amarelo, lembre as características que os diferenciam e o que eles faziam de especial para a menina; (faça isso através de uma conversa, não precisa escrever);
- Em seguida desenhe cada um dos cachorros no respectivo espaço;
- Depois dos desenhos concluídos, questione seu filho sobre, qual letra ele acha que começa o nome de cada cachorro. Pronuncie destacando o som da letra inicial e ajude-o a identificar qual é a letra;
- No varal do alfabeto, cole cada cachorro na letra que corresponde a inicial do nome. Ex: Naná na letra N,
2- Na folha com o número 7, faça o 7 com massinha de modelar e ao lado cole 7 bolinhas, ou seja, uma bolinha para cada cachorro da história;
- Abaixo do número e das bolinhas, desenhe as duas mãos do seu filho e peça para que ele pinte 7 dedos, um dedo para cada cachorro.
Desafio:
-Monte o quebra-cabeça.
OBS:
- Registrar através de fotos e vídeos;
- O registro vale presença para a criança;
- Guardar os desenhos e trabalhinhos e entregar para a professora, quando retornar as aulas presenciais;
- Enviar até próxima quinta-feira, através do whatsap.
Divirtam-se, abraços da profe Denise.
16/04/21
Comentários
Postar um comentário