PROPOSTA REMOTA 16/04


Queridas Famílias!

A proposta desta semana traz uma história muito legal e divertida, sobre as diferenças que nos caracterizam e nos fazem especiais, sobre como olhamos para os seres com os quais convivemos, as qualidades e habilidades que cada um possui, e que às vezes, não conseguimos perceber, reconhecer e valorizar.

A proposta desta semana tem como objetivos:

- Desenvolver a noção de quantidade e conhecimento dos símbolos numéricos;

- Estimular a coordenação motora fina;

-Criar um momento em família para conversar sobre as características e talentos de cada um;

- Identificar as letras pelo nome, som e grafia;

- Desenvolver o raciocínio e capacidade de interpretação;

- Estimular a criatividade e a capacidade artística através do desenho.

Materiais para realização da proposta:

- Material disponibilizado pela escola (massinha de modelar, folha de desenho);

- Quebra-cabeça com figura de cachorro;

- Estojo com materiais para desenho e pintura. 

Desenvolvimento da proposta:

Assista ao vídeo da história: “Sete cachorros amarelos”, de Silvana Rando.

https://www.youtube.com/watch?v=wUQKCSAXJDQ



Diálogo sobre a história:

- Quantos cachorros a vizinha tinha? Mostre com os dedos das mãos;

- Sete é muito ou pouco?

- Qual dos cachorros amarelos você achou mais interessante? Por quê?

- Teodoro fez certo ao levar para casa, um dos cachorros da vizinha? Por quê?

- O que você sabe fazer de especial? E os demais da família, o que fazem que você gosta muito?

- Você tem algum animalzinho de estimação? Se tiver, o que ele faz que você acha surpreendente?

- O que as galinhas faziam de legal que Teodoro não percebia?

Atividade sobre a história:

1- Segue folhas com o nome de cada cachorro amarelo, lembre as características que os diferenciam e o que eles faziam de especial para a menina; (faça isso através de uma conversa, não precisa escrever);

- Em seguida desenhe cada um dos cachorros no respectivo espaço;

- Depois dos desenhos concluídos, questione seu filho sobre, qual letra ele acha que começa o nome de cada cachorro. Pronuncie destacando o som da letra inicial e ajude-o a identificar qual é a letra;

- No varal do alfabeto, cole cada cachorro na letra que corresponde a inicial do nome.  Ex: Naná na letra N, 

2- Na folha com o número 7, faça o 7 com massinha de modelar e ao lado cole 7 bolinhas, ou seja, uma bolinha para cada cachorro da história;

- Abaixo do número e das bolinhas, desenhe as duas mãos do seu filho e peça para que ele pinte 7 dedos, um dedo para cada cachorro.

Desafio:

-Monte o quebra-cabeça.

OBS:

 - Registrar através de fotos e vídeos;

- O registro vale presença para a criança;

- Guardar os desenhos e trabalhinhos e entregar para a professora, quando retornar as aulas presenciais;

- Enviar até próxima quinta-feira, através do whatsap.


Divirtam-se, abraços da profe Denise.

16/04/21



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA REMOTA 19/05

PROPOSTA REMOTA 02/08